Aeroporto Internacional de Recife inaugura sala multissensorial para passageiros com Transtorno do Espectro Autista

Novo espaço oferece ambiente adaptado para proporcionar conforto e inclusão a viajantes neurodivergentes.

Por wellington simões

Aeroporto Internacional de Recife inaugura sala multissensorial para passageiros com Transtorno do Espectro Autista

Foto: Eduardo Oliveira/Mpor

Em celebração ao mês de Conscientização sobre o Autismo, o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre inaugurou, nesta sexta-feira (4), uma sala multissensorial dedicada a passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que visa proporcionar uma experiência mais confortável e inclusiva para viajantes neurodivergentes nos aeroportos brasileiros.

O espaço foi projetado para neutralizar a sobrecarga de estímulos comuns em ambientes aeroportuários movimentados, oferecendo recursos como iluminação suave, sons relaxantes, projeções visuais, almofadas sensoriais e poltronas que simulam assentos de aeronaves. 

Durante a inauguração, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da iniciativa: "​Além das obras estruturantes nos aeroportos, é fundamental termos um olhar atento à melhoria do atendimento aos passageiros, porque tão importante quanto investir em obras é promover a inclusão nos aeroportos."

O Aeroporto de Recife é o segundo do país a contar com uma sala multissensorial; o primeiro foi o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também administrado pela Aena Brasil.

A sala funcionará 24 horas por dia e tem capacidade para atender até oito pessoas simultaneamente, proporcionando um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades de passageiros com TEA e seus acompanhantes.

 

#Autismo #Inclusão #AeroportoRecife #SalaMultissensorial #TEA #SigaA@redelivregoNasRedesSociais