Conforme indicado pelo Jornal Opção na semana passada, a capital goiana começa a registrar queda na temperatura nesta quarta-feira, 15. Os goianienses acordaram em uma manhã mais fria que o comum e com a presença de uma forte neblina. O fenômeno se deve em parte à aproximação de uma massa polar de ar frio vinda do sul do continente.
Dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) mostram que, apesar de não haver previsão de chuva para os próximos dias, houve queda nas temperaturas. Em Goiânia, a temperatura vai oscilar entre 18°C e 32°C ao longo do dia, com manhãs e noites mais frias.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) traz dados que indicam grande variação no índice de umidade relativa do ar. A manhã desta quarta-feira trouxe níveis de umidade próximos dos 90%, o que pode variar bastante ao longo do dia, com possibilidade de ficar abaixo dos 30%.
Outono
Meteorologista do Inmet, Elizabete Alves Ferreira explica que o fenômeno é comum durante o outono/inverno goiano. Com a perda de radiação que acontece durante a noite, junto da massa de ar que vem do sul, as superfícies ficam mais frias em relação ao ar, ocorrendo então a condensação na superfície da umidade, o que gera a neblina.
Indicando alta amplitude térmica, Elizabete conclui dizendo que “na medida em que o sol vai se elevando, a neblina dissipa e vamos ter o calorão da tarde”.
Esse padrão de manhãs e noites mais frias com dias quentes, caracterizado por grandes variações de temperatura e umidade do ar, pode se repetir ao longo da semana.
Fonte - Jornal Opção